Páginas

sábado, 30 de abril de 2016

Pesquisa aponta mais uma doença neurológica relacionada ao Zika Vírus


Um estudo elaborado pelo setor de neurologia do Hospital da Restauração, com 180 pacientes que apresentaram problemas neurológicos depois dos sintomas de arboviroses, comprovou mais uma doença relacionada ao zika, vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A pesquisa identificou a encefalomielite aguda disseminada provocada pelo zika em oito casos. 
A doença tem como sintomas alteração da consciência, déficit motor, alucinações e convulsões e gera sequelas que podem ser irreversíveis. Dos oito pacientes com a inflamação no cérebro e na medula provocados pelo zika, um é uma criança.
Segundo a coordenadora do estudo, chefe do setor de neurologia do hospital, Lúcia Brito, a maioria dos problemas neurológicos aparecem até 17 dias depois dos sintomas normais do zika, mas no caso da encefalomielite podem aparecer até 170 dias depois desse período. 
Ela orienta a população. “Se ele tem um déficit motor, uma queixa de franqueza, dificuldade para andar, desequilíbrio ou não está enxergando bem é preciso buscar assistência para identificar se é uma complicação por conta da virose que ele teve alguns dias antes”, explicou a médica.
Fonte:JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário