Páginas

sábado, 23 de abril de 2016

Água da transposição do Rio São Francisco poderá ser usada para salvar plantações no sertão de PE


Os agricultores de Cabrobó que atuam nas imediações do Riacho Grande – uma das principais áreas produtivas do município – começam a ver uma “luz no fim do túnel”, quanto ao abastecimento d’água de suas lavouras. Com a iminência da perda de suas plantações, por falta de irrigação, os pequenos produtores rurais podem ser beneficiados com a utilização de água proveniente do canal da transposição.
Também conhecido pelo nome de Riacho Terra Nova, ele é um dos principais afluentes do São Francisco em Cabrobó e divide os territórios desse município e o de Belém do São Francisco. Fora as margens do próprio Rio São Francisco e suas ilhas, o Riacho Grande sempre foi o maior celeiro produtivo dessa localidade, através do seu período de cheia, proveniente das águas das chuvas. Com o longo período de seca, esse “pulmão da agricultura” em Cabrobó perdeu suas forças, e o que se tem no seu leito é apenas lama.
Com a realização da obra do Eixo Norte da Transposição, a esperança de fazer com que o riacho volte aos velhos tempos, começa a se tornar realidade. Tudo isso porque o canal, praticamente, cruza com o Riacho Grande. A possibilidade de utilização das águas da transposição nesse afluente tem sido discutida desde o início das obras da transposição, mas ultimamente, com a água no canal, os moradores sentiram um pouco desse sonho. Alguns, inclusive, bombearam essa água, buscando salvar suas lavouras e seus rebanhos.
Acontece que o Ministério da Integração não permite essa operação e muitos produtores da região tiveram esses equipamentos apreendidos e foram parar na delegacia, pasmem, por retirarem água do canal para trabalharem.
Sensibilizados com essa árdua situação, recentemente, os vereadores de Cabrobó promoveram uma audiência pública com a presença de autoridades do Governo Federal, onde todas as localidades das imediações do canal estiveram representadas. Após uma série de debates e esclarecimentos, todos saíram com a sensação de que avanços aconteceriam e de que seria possível a utilização de água do canal da transposição. De lá pra cá, praticamente, diariamente os membros do Legislativo municipal e técnicos do Ministério da Integração têm discutido em busca de uma solução do problema de abastecimento.
Todo esse esforço dos agricultores e dos Vereadores de Cabrobó parece que vêm dando resultado. Nos últimos dias, autoridades do Governo Federal entraram em contato com o Presidente da Câmara de Cabrobó. Os mesmos querem uma solução para que os agricultores do Município não sejam prejudicados. Uma reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (27), com presenças de representantes do Ministério da Integração Nacional, da Secretaria Geral da Presidência da República, autoridades do Governo do Estado, agricultores da região, autoridades do Governo Municipal e dos Vereadores de Cabrobó. A reunião vai acontecer nas imediações do aqueduto do Mari, as 9:00 horas da manhã e é imprescindível a presença de todos os interessados.
A perspectiva é de que seja anunciada a perenização do riacho Grande, através das águas da Transposição.
Fonte: Blog do Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário